Como trabalhar curto e comprido na educação infantil – veja algumas dicas para você fazer em sala de aula e obter um melhor rendimento da turma.
Trabalhar as noções de curto e comprido na educação infantil é importante para o desenvolvimento da percepção visual. Além disso, a coordenação motora, linguagem matemática e habilidades de resolução de problemas.
Aqui estão algumas sugestões de atividades para trabalhar esses conceitos:
- Primeiramente, comparação de objetos: Dê às crianças objetos de tamanhos diferentes. Depois, peça-lhes que comparem a diferença entre eles, como qual é mais curto e qual é mais comprido.
- Em seguida, atividades de ordenação: forneça às crianças objetos de diferentes tamanhos. Ou seja, como lápis ou canetas, e peça-lhes que os coloquem em ordem do mais curto para o mais comprido.
- Logo depois, jogos de memória: Faça um jogo de memória com cartões de imagens de objetos de diferentes tamanhos, como carros ou lápis, e peça às crianças que encontrem os pares de objetos com o mesmo tamanho.
- Caça ao tesouro: Esconda objetos de diferentes tamanhos na sala de aula ou na área externa e peça às crianças que os encontrem. Depois que encontrarem todos os objetos, peça-lhes que os coloquem em ordem do mais curto para o mais comprido.
- Atividades de medição: Use uma régua ou fita métrica para medir objetos na sala de aula ou em casa e peça às crianças que identifiquem os objetos mais curtos e mais compridos.
- Histórias e rimas: Leia histórias e rimas que enfatizem palavras como “curto” e “comprido” e peça às crianças que identifiquem objetos na história ou rima que sejam curtos ou compridos.
É importante lembrar que as atividades devem se adequar a idade e habilidades das crianças, e devem ser divertidas e envolventes para mantê-las motivadas e interessadas. Com o tempo e a prática, as crianças desenvolverão uma compreensão mais profunda desses conceitos matemáticos.