O Lanterna Verde é um dos mais fortes da Liga da Justiça, mas existe uma vulnerabilidade. Qual é o ponto fraco do Lanterna Verde? Como derrotar o Lanterna Verde?
Como a fraqueza dos anéis do Lanterna Verde os torna ainda mais fortes
O conceito de medo nos quadrinhos do Lanterna Verde evoluiu bastante para os personagens que empunham anéis de Lanterna Verde.
Os anéis do Lanterna Verde são uma das armas mais poderosas do Universo DC. No entanto, mesmo com todo esse poder, ele tem uma grande fraqueza: o medo.
Claro, o conceito de medo é um tema predominante no mundo dos quadrinhos há décadas. No mundo do Lanterna Verde, porém, ele tem um papel ainda mais significativo.
O ponto fraco do Lanterna Verde. Qual sua fraqueza? Como derrotar o Lanterna Verde?
Primeiramente, o conceito de medo realmente não existia. Na verdade, a fraqueza do Lanterna Verde original é vista agora como… uma espécie de piada.
Pouco antes à criação de Hal Jordan, o Lanterna Verde de Alan Scott tinha uma fraqueza: Madeira. Estranhamente, apesar de empunhar uma das armas mais poderosas do universo e fundar a Sociedade da Justiça da América, ele teoricamente poderia ser derrotado por qualquer um que empunhasse um taco de beisebol.
Ao mesmo tempo, essa fraqueza à madeira atribuiu-se aos Guardiões do Universo (os criadores e chefes da Tropa dos Lanternas Verdes) humilhando o então Lanterna Verde da Terra, Yalan Gur.
Em outros pontos, a madeira sendo uma fraqueza associou-se mais às origens mágicas do anel de Alan. Com o passar do tempo, a fraqueza dos Lanternas Verdes evoluiu para qualquer coisa envolvendo a cor amarela. Descrita geralmente como uma “impureza” dentro do design do anel, essa fraqueza nunca teve uma explicação satisfatória.
O Crepúsculo Esmeralda
O arco histórico do Lanterna Verde em 1994, “Crepúsculo Esmeralda”, de Ron Marz e Darryl Banks, viu Hal Jordan quebrar. Então, após a trágica destruição de Coast City nas mãos de Mongul e Cyborg Superman, Hal travou uma guerra contra a Tropa dos Lanternas. E também com os Guardiões em uma tentativa de obter o poder de “consertar” sua perda. Ao fazê-lo, ele aparentemente o destruiu.
Alimentando-se com as energias diretamente da grande bateria de Oa e chamando a si mesmo de Parallax, Hal partiu para continuar sua guerra pelo Universo DC, o que, por sua vez, levou à minissérie dos anos 90, Zero Hour.
Então, no lugar de Hal, Kyle Rayner da Terra recebeu o único anel de Lanterna Verde que sobrou do último Guardião remanescente do universo, Ganthet. Este anel, no entanto, era diferente, até porque estava livre da impureza amarela que atormentava o Corpo anteriormente.
Finalmente revelou-se pelo escritor Geoff Johns em sua história de Lanterna Verde: Renascimento que Hal havia se infectou pela “entidade do medo” de tons amarelos. Ou seja, Parallax, que enfraqueceu anteriormente a bateria Oan e, portanto, os anéis do Lanterna Verde.
No final de Rebirth, Parallax foi absorvido de volta para a bateria, o que deveria enfrauecer os anéis novamente. Mas desta vez, uma luz finalmente se lançou sobre o mistério em torno da impureza… e não havia como voltar atrás. Na transparência da derrota e captura de Parallax, a fraqueza dos anéis foi percebida e o Corpo finalmente conseguiu transformá-lo em, sem dúvida, sua maior força.
Lanterna Verde, o homem sem medo
O personagem Lanterna Verde já foi famoso como (em relação ao Demolidor da Marvel) um “homem sem medo”. Isso pois o destemor era visto como necessário na operação do anel juntamente com uma tremenda força de vontade. No entanto, o Renascimento estabeleceu não o destemor, mas a capacidade de superar o medo como sendo um motivador primordial e necessário em todo potencial oficial do Lanterna Verde. Confrontar e derrotar o medo cada vez que um Lanterna usa seu anel, como tal, os torna necessariamente mais fortes, pois faz toda a Tropa como uma força.
A impureza amarela ainda existe – ou existe sempre que Parallax é aprisionado dentro dos anéis e da bateria. Mas mesmo os novos Lanternas agora estão cientes disso, e para afetar qualquer coisa amarela com seus anéis, eles devem primeiro derrotar o medo. Isso os torna melhores oficiais da paz no universo e, portanto, heróis melhores e mais fortes. Curiosamente, a Tropa Sinestro – as contrapartes amarelas dos Lanternas Verdes – também abraçaram o Medo de uma maneira oposta, mas igual, tornando-se, eles mesmos, melhores heróis no processo.
Ao torná-lo um obstáculo a ser superado e um poder a ser aproveitado, a DC fez algo muito interessante e criativo com o conceito de Medo, marcando-o não como uma fraqueza, mas como parte integrante de ser um herói em seu universo.