Como trabalhar cheio e vazio na educação infantil?

Como trabalhar cheio e vazio na educação infantil – dicas de como trabalhar medida de capacidade para você fazer em sala de aula e obter um melhor rendimento da turma.

Trabalhar os conceitos de cheio e vazio na educação infantil é importante para o desenvolvimento cognitivo e perceptivo das crianças. Existem diversas atividades que podemos explorar esses conceitos.

Algumas sugestões de Como trabalhar cheio e vazio na educação infantil

  1. Primeiramente, explorar recipientes: ofereça às crianças diversos recipientes (copos, garrafas, potes, caixas etc.) e objetos (pedrinhas, bolinhas, grãos etc.) e proponha que elas os encham ou esvaziem. É possível, por exemplo, pedir que elas encham um copo até a borda e depois esvaziem no recipiente ao lado. Ou ainda, pedir que elas encham um pote com pedrinhas até a metade e, em seguida, completem com bolinhas.
  2. Em seguida, classificar objetos: ofereça às crianças um conjunto de objetos de diferentes tamanhos e formas (blocos de construção, pelúcias, bichinhos etc.) e proponha que elas os classifiquem em duas categorias: cheios e vazios. Você pode, por exemplo, pedir que elas escolham um objeto e expliquem se ele é cheio ou vazio e por quê.
  3. Experimentar materiais: ofereça às crianças diferentes materiais (areia, argila, massinha etc.). Depois proponha que elas os experimentem para perceber as diferenças entre as texturas e densidades. Você pode, por exemplo, pedir que elas encham um potinho com areia . Em seguida, encham outro potinho com argila e comparem as diferenças entre os materiais.
  4. Contar objetos: ofereça às crianças um conjunto de objetos (como bolinhas, pedrinhas ou conchinhas) e proponha que elas os contem, observando quantos objetos são necessários para encher um recipiente ou quanto sobra depois de encher um recipiente até a borda.

Assim, essas são apenas algumas ideias de atividades que podemos trabalhar os conceitos de cheio e vazio com as crianças na educação infantil. Nesse sentido, é importante lembrar que as atividades devem se adaptar à faixa etária e ao nível de desenvolvimento dos alunos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail