O que é microblog e quais plataformas são melhores?

Com a pressa do dia a dia e um estilo de vida cada vez mais frenético, o microblog entrou em destaque. Mas o que é microblog e quais plataformas são melhores?

O que é microblog? Como você escreve um? Quais são algumas boas plataformas para isso? Confira as dicas abaixo.

O que é microblog?

Simplificando, o microblogging é uma forma mais concisa de blogar. Enquanto os blogs tradicionais podem – e levam – milhares de palavras para fornecer uma visão detalhada de um tópico, os microblogs devem ser breves.

As limitações exatas de palavras dependem da plataforma em uso, mas uma única postagem geralmente não se estende além de alguns parágrafos no máximo. A ideia não é mergulhar fundo, mas escrever algo curto e compartilhável.

Naturalmente, esse limite do tamanho do conteúdo dá origem à inclusão de multimídia. O microblogging faz uso generoso de imagens e vídeos, sendo algumas plataformas quase exclusivamente dedicadas a blogs multimídia.

Quais são as melhores plataformas para microblog?

Os blogs tradicionais ocorrem em todos os tipos de plataformas, desde redes de terceiros como Facebook e Medium até blogs privados criados usando WordPress ou Wix. Quando se trata de microblogging, no entanto, a lista de boas opções é bem menor. Aqui estão as quatro melhores plataformas para microblogging.

1. Twitter

O Twitter é talvez a plataforma de microblogging mais restritiva e, no entanto, a mais popular do mercado. Com apenas 280 caracteres permitidos em uma postagem, GIFs e vídeos são comumente incluídos.

A plataforma é especializada em declarações cativantes que podem atrair a atenção do público – seja por serem relacionáveis ​​ou contenciosas. Assim, o pequeno limite de caracteres também significa que leva muito pouco tempo para publicar um tweet (que é o nome de um post no Twitter), tornando-o popular entre celebridades e internautas.

O Twitter é ideal para compartilhar seus pensamentos em voz alta ou ficar a par das tendências. Eventualmente muitas empresas o usam para compartilhar atualizações sobre seus produtos, tornando-o uma ferramenta importante para a construção da comunidade. Com uma boa estratégia de twittar, pode ser fácil acumular seguidores rapidamente.

2. Tumblr

Tecnicamente, o Tumblr não é tão diferente do Twitter. A principal diferença é o tipo de comunidade envolvida com ele.

Onde o Twitter é um viveiro de frases curtas e rápidas com pouco ou nenhum contexto, o Tumblr é um terreno fértil para ideias criativas. Muito preferido pelos artistas, o conteúdo se inclina mais para o visual do que para o texto, embora, é claro, os blogs escritos também sejam populares.

Na verdade, o Tumblr não vem com um limite de caracteres. Você pode escrever posts de blog com milhares de palavras, se quiser, incluindo qualquer número de imagens ou links nele. Embora isso possa parecer contra-intuitivo para um site de microblog, a maioria das postagens não vai tão longe.

Na maioria das vezes, o Tumblr é o site de microblog para fotos e obras de arte, onde os criativos podem compartilhar seus trabalhos e criar seguidores.

3. Instagram

Embora as fotos sejam o foco da plataforma, os usuários também podem incluir legendas de texto longas junto com cada postagem. Além disso, microblog é compartilhar seus pensamentos brevemente, seja com palavras ou imagens.

A força do Instagram é sua comunidade grande e vibrante, cada vez mais forte. Ou seja, em um mundo onde todos carregam uma câmera digital integrada ao smartphone, uma plataforma focada em fotos e vídeos é uma clara vencedora.

Seja mostrando um hobby ou apenas praticando suas habilidades fotográficas, o Instagram pode ser uma ótima plataforma de microblog para postagens visuais. Lembre-se de que o Instagram só pode ser usado em aplicativos móveis, pois não há clientes de desktop para Mac ou Windows. Você só pode visualizar postagens no PC usando soluções alternativas.

4. Linkedin

Você pode conhecer o Linkedin como uma plataforma de mídia social para profissionais, mas é muito mais do que isso. Você pode usar as atualizações de status para compartilhar postagens curtas contendo fotos e links ou publicar artigos inteiros na plataforma.

Embora o Linkedin não tenha números tão grandes quanto qualquer uma das plataformas de microblog mais tradicionais, ele oferece uma comunidade mais ativa. A rede de estudantes e profissionais é muito mais receptiva a blogs mais significativos do que em plataformas como o Twitter.

Nesse sentido, expandir seu alcance no Linkedin por meio de microblogs ajuda a aumentar suas conexões, aumentando suas chances de encontrar seu próximo empregador (ou funcionário).

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail