Os 6 principais recursos do WhatsApp Business que você deve conhecer

O WhatsApp possui um aplicativo chamado WhatsApp Business. Este aplicativo tem muitos recursos interessantes. Mas, por que esse novo aplicativo é necessário? Quais os principais recursos do WhatsApp Business que você deve conhecer?

Muitos proprietários de pequenas empresas usam o WhatsApp para se comunicar com seus clientes. Uma vez que não foi projetado para empresas, faltam muitos recursos que um proprietário de empresa gostaria.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo lançado pelo WhatsApp que se concentra nas necessidades das pequenas empresas. Isso oferece recursos extras que não estão presentes no aplicativo convencional.

Assim, o WhatsApp Business permite que você crie um perfil onde você pode adicionar suas informações comerciais como endereço físico, e-mail etc. Portanto, possui ferramentas de mensagens como respostas rápidas que aprimoram e facilitam o processo de comunicação entre clientes e proprietários de empresas.

O WhatsApp Business também está disponível na web. No entanto, ele perde todos os recursos principais e atualmente não há nenhum aplicativo para iOS.

Como é diferente do WhatsApp normal?

Nesse sentido, o WhatsApp Business tem um logotipo semelhante ao aplicativo WhatsApp convencional, com uma letra B em negrito substituindo o símbolo do telefone em seu logotipo. Você verá o novo logotipo até mesmo nas notificações.

Portanto, ao abrir o aplicativo, a primeira coisa que você notará é a diferença na cor. Ao contrário do WhatsApp de cor verde, o WhatsApp Business usa um tom de azul-petróleo.

Todavia, além das diferenças de interface do usuário mencionadas acima, o WhatsApp Business possui alguns recursos interessantes que não estão disponíveis no aplicativo tradicional. Confira os 6 principais recursos do WhatsApp Business que você deve conhecer.

Os 6 principais recursos do WhatsApp Business que você deve conhecer

Recursos do aplicativo WhatsApp Business

1. Adicionar informações comerciais

Antes de mais nada, o WhatsApp Business permite que você crie um perfil comercial completo. Portanto, você pode adicionar informações como um endereço físico que pode ser visualizado diretamente no Google Maps na categoria de negócios, e você também pode adicionar seu horário comercial. Você também tem a opção de adicionar um endereço de e-mail e dois URLs de sites.

Todas as informações ficarão visíveis para os clientes quando eles visualizarem o perfil de sua empresa a partir de sua conta.

2. Defina uma mensagem de saudação

A princípio, se você já gerenciou uma página do Facebook, deve estar familiarizado com as mensagens de saudação. O aplicativo WhatsApp Business também permite que você envie uma mensagem de saudação

Quando um cliente envia uma mensagem para você pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade, é possível configurar o aplicativo para enviar uma mensagem de saudação personalizada automaticamente.

3. Mensagem de ausência

Semelhante ao recurso de mensagem de saudação, você também pode definir uma mensagem de ausência no WhatsApp Business. Ele enviará automaticamente a mensagem personalizada definida para seus clientes enquanto você estiver ausente.

O WhatsApp oferece três tipos de horários para mensagens de ausência. Posteriormente, você poderia definir uma programação personalizada ou escolher a opção Fora do horário comercial. Ambos serão ativados automaticamente em seus respectivos momentos. Você também pode usar a terceira opção, ou seja, Sempre enviar.

Contudo, ao contrário da mensagem de saudação, que é enviada apenas quando o cliente lhe envia uma mensagem pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade, se você escolher Enviar sempre, uma mensagem de ausência automática personalizada será enviada a todos os clientes existentes e novos em todos os momentos.

4. Insira Respostas rápidas

Respostas rápidas é um recurso absurdamente importante. Para quem não sabe, as respostas rápidas no WhatsApp Business permitem que você crie atalhos para mensagens enviadas com frequência.

Por exemplo, se você costuma enviar mensagens como: Você pode pagar com cartão de crédito ou débito, ou nos enviar por meio de qualquer carteira como PayTM, dinheiro Airtel, Freecharge etc., agora você pode criar um atalho para esta mensagem, graças às respostas rápidas.

Assim, para acessar uma mensagem de resposta rápida, digite / ao escrever sua mensagem e todas as respostas rápidas que você criou irão aparecer. Não há necessidade de copiar e colar todo o texto o tempo todo.

5. Ver estatísticas de mensagens

Embora não seja um recurso novo se você compará-lo com o aplicativo tradicional, o WhatsApp agora facilitou o acesso às estatísticas de mensagens. Você pode acompanhar o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas diretamente em Configurações de negócios> Estatísticas.

As mesmas estatísticas também estão disponíveis em Configurações do WhatsApp> Uso de dados e armazenamento> Uso de rede para aplicativos tradicionais e empresariais.

No entanto, considerando o fato de que o Facebook, que tem ferramentas de análise poderosas, é dono do WhatsApp, tenho certeza de que muito mais virá para o recurso de estatísticas de mensagens.

6. Perfil da Empresa

Os perfis criados no WhatsApp Business serão registrados e referidos como perfis de negócios e receberão o rótulo da conta comercial. Os clientes podem verificar facilmente se estão interagindo com uma empresa ou um indivíduo, visualizando seu perfil. Todos os perfis de negócios têm rótulo de conta comercial.

Além disso, o WhatsApp também verificará os perfis de negócios, que serão simbolizados por um emblema verde ao lado do nome do contato. A partir de agora, a verificação do perfil de negócios do WhatsApp não está aberta a todos.
E quanto a outros recursos do WhatsApp

Todavia, além dos recursos mencionados acima, tudo é semelhante ao aplicativo tradicional. Portanto, todos os recursos disponíveis no aplicativo tradicional também estão disponíveis no aplicativo Business, como status, grupos, mensagens de transmissão, chamadas de vídeo e áudio, etc.

Até as configurações são semelhantes às do app tradicional. Você pode bloquear pessoas, controlar as configurações de privacidade para visto pela última vez e Status, definir um tom diferente para notificações entre outros recursos.

Posso testar o aplicativo WhatsApp Business?

Sim você pode. A partir de agora, qualquer pessoa pode criar uma conta no WhatsApp Business. Você não precisa ser um proprietário de empresa registrado para usar este serviço. No entanto, conforme mencionado acima, o WhatsApp terá contas verificadas no futuro, o que ajudará a identificar empresas genuínas.

Referência

GuidingTech

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